Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
Esquema de venda de sentenças: PF deflagra operação contra venda de sentenças judiciais e corrupção em MT, PE e DF
Data de Publicação: 26 de novembro de 2024 09:37:00 As investigações revelaram que os envolvidos cobravam valores para favorecer partes em processos judiciais | Redação: MT News Digital
A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (26) a Operação Sisamnes, com foco em desarticular um esquema criminoso que envolve a venda de sentenças judiciais, corrupção, exploração de prestígio e vazamento de informações sigilosas.
Entre os alvos estão advogados, lobistas, empresários, assessores, chefes de gabinete e magistrados.
As investigações revelaram que os envolvidos cobravam valores para favorecer partes em processos judiciais, manipulando decisões para atender interesses específicos. Além disso, são apurados vazamentos de informações confidenciais, inclusive relacionadas a operações policiais em curso.
Por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), foram expedidos um mandado de prisão preventiva e 23 de busca e apreensão em Mato Grosso, Pernambuco e no Distrito Federal.
Outras medidas cautelares incluem o afastamento de servidores e membros do Poder Judiciário, sequestro de bens e valores, arrestos e monitoramento eletrônico de suspeitos.
O nome da operação, Sisamnes, faz referência a uma história persa que narra a condenação de um juiz que aceitou suborno para proferir uma sentença injusta. O episódio destaca a gravidade de condutas ilícitas no Judiciário.
A investigação segue em sigilo, e a PF não descarta a possibilidade de novas fases e desdobramentos.